O IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, no final do mês de Agosto de 2021, procedeu a pagamentos ao sector agroflorestal no montante total de cerca de 36,7 milhões de euros.
Destacam-se 21 milhões de euros em medidas de Investimento, que resultam da execução do PDR 2020, e 3,5 milhões a título de adiantamento no âmbito das medidas de mitigação dos efeitos da Covid-19, refere uma nota de imprensa do Ministério da Agricultura.
Que salienta, ainda, 9,2 milhões de euros em pagamentos do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA), distribuídos em 7,2 milhões de euros para o Novo Regime da Vinha, 1 milhão de euros para o Seguro Vitícola de Colheitas e 1 milhão de euros para a Destilação de Subprodutos da Vinificação.
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, sublinha que “não obstante as restrições na actividade económica serem agora menores, o Ministério da Agricultura irá manter os apoios ao sector, de forma a garantir que a actividade agrícola e as cadeias de abastecimento continuam o excelente desempenho que têm vindo a demonstrar. Recordo, a este respeito, os dados apresentados recentemente pelo INE, referentes às Estatísticas Agrícolas de 2020, que revelaram que o sector agrícola teve uma resiliência que não foi patente noutros sectores, tendo registado um aumento das exportações e uma diminuição das importações”.
Agricultura e Mar Actual