Início / Agenda / PDR 2020 tem 2 M€ para prevenir propagação da Xylella fastidiosa em viveiros de plantas ornamentais, fruteiras e videira. Olival não está contemplado

PDR 2020 tem 2 M€ para prevenir propagação da Xylella fastidiosa em viveiros de plantas ornamentais, fruteiras e videira. Olival não está contemplado

A Xylella fastidiosa, conhecida como a praga do olival, foi detectada pela primeira vez em Portugal a 3 de Janeiro de 2019 em Vila Nova de Gaia, em plantas ornamentais, como a lavanda. No passado dia 7 de Agosto, foi detectada em plantas de alecrim na região de Luz de Tavira e Santo Estevão, concelho de Tavira, no Algarve. E a 10 de Agosto chegou a plantas de alecrim na região de Massamá e Monte Abraão, em Sintra.

É para combater esta praga que o Ministério da Agricultura abre amanhã, quinta-feira, dia 26 de Agosto, através do PDR 2020, o Anúncio “Prevenção de Calamidades e Catástrofes Naturais”, com uma dotação de 2 milhões de euros, com o objectivo de promover uma actuação preventiva da propagação da bactéria Xylella fastidiosa.

O Aviso decorre entre os dias 26 de Agosto e 26 de Outubro, podendo o apoio chegar aos 80% do custo total elegível dos investimentos propostos, até ao limite de 80.000 euros por beneficiário.

Olival fica de fora

No entanto, segundo uma nota de imprensa do Gabinete da Ministra da Agricultura, “os apoios contemplados por este anúncio dizem respeito a investimentos em viveiros de produção de plantas de espécies ornamentais, fruteiras e de videira, uma vez que são estas as mais susceptíveis à Xylella fastidiosa, que se encontrem em actividade e cujo valor total de investimento elegível seja superior a 5.000 euros”.

“A presença da bactéria Xylella fastidiosa em território português constitui um risco para as explorações agrícolas, existindo um elevado número de espécies vegetais susceptíveis a esta bactéria, assim como condições climáticas propícias ao seu desenvolvimento. Pretendemos incentivar os produtores a dotarem as suas explorações com estruturas de protecção contra os insectos vectores da doença, através de um apoio financeiro que pode ir até aos 80%”, explica a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

A Xylella fastidiosa é uma bactéria que afecta muitas espécies importantes, tais como oliveira, amendoeira, cerejeira, citrinos, videira e sobreiros e diversas ornamentais, incluindo lavandas, rosmaninho, aloendros e polígalas.

Em Março de 2019, os agricultores ficaram a saber que as oliveiras começaram a morrer no Sul de Itália. A bactéria Xylella Fastidiosa está a mudar uma paisagem secular. Esta praga destruiu, naquele ano, 50.000 hectares de olival. São 4 milhões de arvoes mortas ou improdutivas. Itália perdeu 10% da sua produção de azeitona.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Medicamento veterinário Amoxyvet 800 mg/g pó tem alterações ao intervalo de segurança

Partilhar              A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária  informa que procedeu, a 11 Novembro de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.