O Congresso Nacional dos Recursos Silvestres, sob o mote “do laboratório ao mercado”, realiza-se no próximo dia 29 de Junho, a partir das 14 horas, em formato online e vai reunir em painéis temáticos, diferentes casos de sucesso nas diversas fileiras dos recursos silvestres, como são os casos do cogumelo, medronho e figo da Índia.
Este evento promovido pela Associação de Defesa do Património de Mértola, com organização do TagusValley – Parque de Ciência e Tecnologia, insere-se na dinamização do Centro de Competências dos Recursos Silvestres (CCRES).
O objectivo é divulgar e discutir os desafios e oportunidades em áreas como a investigação, inovação, novas tecnologias e a sua aplicação ao mercado empresarial. Especial relevância será dada aos processos de produção e transformação desses recursos silvestres com vista à sua valorização económica e sustentabilidade.
Participantes
O evento integra uma mesa redonda sob o tema “A inovação como grande motor da valorização do sector agroalimentar com representantes de diferentes entidades, contando-se com a presença do Ministério da Agricultura, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA), PortugalFoods e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).
Com esta iniciativa, a organização espera “reforçar a necessidade de uma articulação integrada entre produção, agroindústria e a investigação aplicada com o objectivo último de promover a competitividade do sector face ao actual contexto de recuperação socioeconómica do País”.
A participação no Congresso é gratuita, mas as inscrições são obrigatórias e devem ser realizadas até dia 28 de Junho, aqui.
Agricultura e Mar Actual