Arrancou a “Tarifa Açores”. E no primeiro dia de vendas, houve 2.982 passageiros residentes nos Açores que adquiriram viagens inter-ilhas, informa a Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia.
A “Tarifa Açores”, que se inicia a 1 de Junho, como anunciado pelo Governo dos Açores, é um processo simples e automático e onde se evitam acções suplementares por parte dos passageiros, que pagam um preço máximo pela sua viagem de até 60 euros.
No dia de ontem, 29 de Maio, houve um crescimento de 4.468 passageiros que reservaram viagens entre 1 de Junho e 30 de Setembro, o que representa um aumento de 138% (mais 2.590 passageiros) face à media diária de passageiros que se vinha registando nos últimos sete dias (1.878). Só a “Tarifa Açores” é responsável por mais 2.982 passageiros com reservas.
“Esta é uma medida estruturante do XIII Governo Regional dos Açores e os primeiros números conhecidos são encorajadores e atestam a boa adesão dos residentes na Região à medida”, considera o secretário com a tutela dos Transportes, Mário Mota Borges.
O governante demonstrou ainda confiança no aumento dos fluxos turísticos internos e no impacto positivo nos agentes e empresários do turismo com a entrada em vigor da “Tarifa Açores”, defendendo ainda que 1 de Junho será uma data “histórica” para a mobilidade nos Açores.
“Esta medida, conjugada com o trabalho que temos desenvolvido na captação de fluxos turísticos externos, deixa-nos confiantes na retoma deste sector, agora que a percentagem de vacinação já permite uma maior abertura da nossa Região”, prossegue Mota Borges.
A partir de ontem, sábado, 29 de Maio, todos os passageiros com residência fiscal nos Açores podem proceder à reserva das passagens áreas pelo preço de até 60 euros para todas as viagens, de ida e volta, a efectuar a partir de 1 de Junho entre quaisquer duas ilhas da Região.
“Tarifa Açores”
A “Tarifa Açores”, medida aceleradora de criação do mercado interno, “representa um importante contributo para a mobilidade dos Açorianos, para um melhor conhecimento dos Açores pelos residentes nas nove ilhas e para o aprofundamento do conceito de Autonomia”, refere o Executivo açoriano.
As reservas poderão ser efectuadas recorrendo aos canais de venda da concessionária do transporte aéreo inter-ilhas, a SATA Air Açores, e das agências de viagens, que poderão fornecer mais detalhes sobre a “Tarifa Açores”.
Os passageiros que já tenham adquirido bilhete à tarifa de residente normal para viagens inter-ilhas a realizar a partir de 1 de Junho (e que ainda não tenham iniciado as suas viagens), poderão solicitar um reembolso do diferencial para a “Tarifa Açores”, conforme decidido pelo Governo dos Açores.
Agricultura e Mar Actual