Início / Agricultura / Ferbar junta-se à Too Good to Go em campanha contra do desperdício alimentar

Ferbar junta-se à Too Good to Go em campanha contra do desperdício alimentar

A Ferbar, empresa familiar de produtos alimentares, dá mais um passo na política de sustentabilidade e assume o compromisso de lutar contra o desperdício alimentar. Associa-se assim à Too Goo To Go para sensibilizar e educar os consumidores para a leitura correcta dos prazos de validade.

A Ferbar vai introduzir mudanças nos rótulos de vários dos seus produtos. A marca aderiu à iniciativa desenvolvida pela Too Goo To Go e vai apresentar o selo ‘Observar, Cheirar, Provar’, em vários alimentos cuja validade é mais reduzida. Desta forma, está a contribuir para criar uma maior consciência da necessidade de uma leitura correcta dos prazos de validade, assegurando que os consumidores olham duas vezes para o rótulo de um produto antes de o deitar para o lixo.

“Acreditamos ser fundamental dar informação que ajude a perceber, de forma fácil e simples, quando um produto ainda está apto para consumo. Afinal, alguns prazos de validade são indicativos e, como sabemos, a validade de um produto não acaba exactamente naquele dia. Ao integrar esta campanha estamos a dar um passo em frente na nossa política de sustentabilidade, mas também estamos a apoiar uma causa que deve ser comum”, afirma José Loureiro, brand manager da Ferbar.

Antes de deitar fora alimentos, atenção

Assim, esta iniciativa pretende incentivar os consumidores a utilizarem os seus sentidos antes de deitarem fora alimentos que têm datas de validade indicadas como “Consumir de preferência antes de” e “antes do fim de”. Para tal, são convidados a observar os alimentos e verificar o seu bom estado, cheirar e assegurar-se de que mantêm o cheiro normal e provar para confirmar que não existe alteração do sabor original. Se o alimento passar nestes três testes, e desde que tenha sido conservado segundo as normas, significa que continua próprio para consumo, mesmo quando ultrapassada a sua data de validade.

Segundo Madalena Rugeroni, country manager da Too Good To Go Portugal e Espanha “para uma marca como a Too Good To Go, cujo propósito é combater o desperdício alimentar, a urgência de iniciativas de educação que se traduzam em ferramentas práticas e escaláveis – como é o caso da nossa app e agora deste novo selo – são uma prioridade. A necessidade de colocarmos em prática este projecto em vários países onde a Too Good To Go actua, prende-se com o facto de que, segundo os últimos dados da Comissão Europeia, 53% dos consumidores não sabe o significado dos diferentes rótulos. A consequência são cerca de 8.8 Milhões de toneladas de comida desperdiçada por ano na Europa. Estes são números aos quais não podemos fechar os olhos”.

A Ferbar vai adicionar a iconografia ‘Observar, Cheirar, Provar’ aos rótulos dos seguintes produtos: puré de batata em flocos, farinha de mandioca, tapioca e polvilhos, côco ralado, legumes e cogumelos em conserva e fruta em conserva. A inclusão da iconografia da Too Good To Go começará a partir de Novembro de 2021.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Prio inaugura serviço de transporte de biocombustível por comboio no Porto de Aveiro

Partilhar              A energética portuguesa Prio anuncia o início de novo serviço regular de distribuição de biocombustível, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.