A Câmara Municipal de Celorico de Basto informa que vai avançar com a colocação de 550 armadilhas para a vespa velutina (asiática). A medida preventiva abrange todo o concelho, tem objectivos de curto e médio prazo e será implementada com as Juntas de Freguesia, esperando-se uma redução de 80% na criação de novos ninhos deste insecto predador.
Celorico de Basto tem sido fortemente assolado com a presença da vespa velutina, predadora da abelha europeia, com a população a solicitar, de forma assídua, a intervenção da protecção civil municipal que, em 2020, destruiu mais de 450 destes ninhos em todo o território do concelho.
Esta atitude preventiva, adoptada pela primeira vez pelo município de Celorico de Basto, “permitirá salvaguardar a destruição das colmeias e que os apicultores possam laborar nas melhores condições, potenciando a produção de mel”, refere fonte institucional da autarquia.
A colocação das armadilhas será realizada junto dos apiários, permitindo capturar a rainha, impedindo assim a criação de novos ninhos que se desenvolvem nesta altura do ano.
Uma acção que irá permitir uma redução “entre 70% a 80% de ninhos de Vespa Asiática, trazendo benefícios económicos, de saúde pública e de protecção da nossa biodiversidade” disse o presidente da Câmara, Joaquim Mota e Silva.
Para o edil celoricense “esta é uma nova abordagem, com um investimento reduzido, mas que irá produzir, a curto e médio prazo, um grande impacto na natureza e na qualidade de vida do nosso concelho”.
Agricultura e Mar Actual