“O senhor presidente da Câmara apresentou-nos um vastíssimo conjunto de projectos, uma parte significativa deles com o apoio de fundos europeus. Isto significa que Cinfães está a aproveitar bem os fundos, que provam aqui a sua importância para a coesão territorial”. Que o disse foi a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
A ministra da Coesão Territorial visitou Cinfães no dia 21 de Dezembro. Ana Abrunhosa participou numa reunião de trabalho com o presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco. Em cima da mesa estiveram a análise da evolução do Portugal 2020 e os investimentos realizados e em curso no concelho, o futuro quadro comunitário PT 2030 e o plano de retoma e resiliência.
Seguiu-se uma visita ao recém-inaugurado Parque de Campismo e Caravanismo de Mourilhe, na freguesia de São Cristóvão de Nogueira, um projecto financiado no âmbito do programa de valorização dos recursos endógenos (Provere).
A ministra ouviu os detalhes sobre projectos na área social, económica, de educação e regeneração urbana e disse ser “muito inspirador perceber que os autarcas têm um papel interveniente em projectos com esta abrangência”, que vão dos apoios para a promoção da natalidade à recuperação de aldeias tradicionais, da valorização do património natural à atribuição de bolsas para estudantes do ensino superior.
“É também para ajudar estes territórios que se fizeram os Provere, programas específicos para valorizar os produtos endógenos do Interior e potenciar o seu valor cultural, económico e social. É o exemplo do Parque de Campismo e Caravanismo que tive oportunidade de visitar”, acrescentou a ministra.
Interior mais atractivo
Por sua vez, o presidente da Camara de Cinfães defendeu que “estamos a cuidar primeiro de quem cá esta, melhorando condições de habitação, estimulando e premiando o mérito, tornando-se mais atractivo para empresas e visitantes. E isso exige que haja apoios direccionados e exclusivos para o Interior, e que tenhamos a coragem de tratar de forma diferente o que é, de facto, diferente”.
Em resposta às reivindicações apresentadas pelo presidente da Câmara de Cinfães, a ministra Ana Abrunhosa defendeu a revisão do mapa dos municípios de território de baixa densidade. A governante reconheceu que o mapa existente actualmente está desactualizado e desafiou os municípios a iniciar essa discussão sobre o interior mais profundo.
Armando Mourisco mostrou-se muito satisfeito por a ministra comungar da sua linha de pensamento e adiantou que vai “propor um conjunto de critérios que façam o diferenciamento dos territórios (…) para que depois sejam majorados na aplicação de fundos”.
O presidente de Cinfães acrescentou que vai “fazer chegar à ministra da Coesão Territorial e à Associação Nacional de Municípios Portugueses [ANMP] um conjunto de medidas muito objectivas, quantificáveis, e que possam ajudar a tornar o mapa mais coeso” para que seja discutido entre os pares.
A ministra assumiu que se “a Associação Nacional de Municípios entender propor a revisão de um mapa dos territórios de baixa densidade ou dos territórios do interior, o Governo não será obstáculo a essa revisão, pelo contrário, verá com muito bons olhos”.
Agricultura e Mar Actual