O Centro de Frutologia Compal deu o pontapé de partida para a 7.ª Edição da Academia, que este ano decorre integralmente em formato online. Explorando os desafios do novo contexto mundial, onde o digital se impõe, enquanto uma oportunidade e não um problema, a Academia assume em 2020 o objectivo complementar de reforçar as competências que permitem capacitar os empreendedores frutícolas para a transformação digital do seu negócio.
O Programa de Formação conta com profissionais de cerca de 15 organizações que irão partilhar o seu conhecimento nos vários módulos de formação, com a duração de 34 horas distribuídas ao longo de 10 semanas.
No final da formação, aos 3 empresários com os melhores projectos submetidos, serão atribuídas bolsas de instalação no valor de 60.000 euros
Transformação digital
Este ano, a Academia terá como principal foco a transformação digital e irá abordar temas como os mercados digitais e as mais-valias para os empresários frutícolas, como escalar um negócio no digital, logística e pagamentos adaptados ao contexto online, bem como agricultura de precisão e sistemas digitais de suporte à tomada de decisão.
A par disso, vão ser abordados temas que devem ser tidos em consideração na gestão de um negócio frutícola, como o impacto das alterações climáticas e a eficiência energética.
72 empresários frutícolas formados
Desde a sua criação em 2012, o Centro de Frutologia Compal já formou 72 empresários frutícolas e atribuiu 18 bolsas de instalação no valor global de 360 mil euros.
Entre os formadores, tem vindo a contar com entidades, organizações e profissionais do sector agrícola, tais como: Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, Associação dos Produtores Agrícolas da Sobrena, Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha, Associação Portuguesa de Nutrição, Boa Energia, Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, Coopérnico, Crédito Agrícola, Frutalmente, Frutus – Estação Fruteira de Montejunto, Geodouro, Instituto Superior de Agronomia, Luís Sabbo Frutas do Algarve, Quinta d’Aléns, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Wisecrop, às quais se juntam este ano Advanced Products Portugal e Dott, entre outros.
Agricultura e Mar Actual