A Ordem dos Nutricionistas tem reunião marcada com o secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, para salientar a importância de os nutricionistas participarem na construção de uma estratégia para a alimentação escolar, para o regresso às aulas e para a eventualidade de novo decreto de encerramento dos estabelecimentos de ensino, como medida de contenção da Covid-19.
A reunião terá lugar no Ministério da Educação, em Lisboa, a partir das 11 horas.
Em cima da mesa, Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, vai colocar, ainda, a discussão acerca da contratação dos nutricionistas para o Ministério da Educação, prevista no Orçamento do Estado para 2020, para a operacionalização das medidas desta estratégia, e que, até ao momento, não avançou.
Guia
A Ordem dos Nutricionistas publicou, recentemente, um guia orientador “Alimentação escolar em tempos de COVID-19”, que inclui directrizes para diminuir o risco de contágio, e, também, assegurar o fornecimento de refeições adequadas e seguras a todos os alunos.
As medidas elencadas no documento serão algumas das apresentadas por Alexandra Bento a João Costa e que a Ordem espera que venham a fazer parte do plano estratégico governamental da alimentação escolar.
A Ordem dos Nutricionistas sublinha que “a escola é o local privilegiado para obter refeições adequadas e seguras e, também, o local onde podem adquirir conhecimentos e competências para a adopção de comportamentos alimentares mais saudáveis”.
Recorde-se que existem apenas dois nutricionistas no Ministério da Educação, “um número que por ser manifestamente insuficiente”, levou à inclusão, no Orçamento do Estado de 2020 da previsão da contratação de 15 nutricionistas neste Ministério.
Agricultura e Mar Actual