A Le Vet B.V. informou a DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária de que iniciou a recolha voluntária no mercado português de todas as embalagens dos lotes 19L26, 19D98 e 18k39 do medicamento veterinário Floxabactin 15 mg comprimidos para gatos e cães, com a AIM n.º 270/01/10DFVPT.
Esta medida de precaução é implementada na sequência da identificação, no folheto informativo combinado com os idiomas PT/IT/ES dos comprimidos Floxabactin de 15 mg para gatos e cães – lotes 19L26, 19D98 e 18k39, do seguinte erro tipográfico:
- Dosagem em função da espécie, via e modo de administração: Administração por via oral.
- Cães: 5 mg de enrofloxacina /kg de peso corporal/dia numa única toma diária, ou seja, um comprimido por 30 kg de peso corporal por dia.
E deverá ser:
- Dosagem em função da espécie, via e modo de administração: Administração por via oral.
- Cães: 5 mg de enrofloxacina /kg de peso corporal/dia numa única toma diária, ou seja, um comprimido por 3 kg de peso corporal por dia.
Esta incorrecção pode induzir em erro, sendo esse o motivo pelo qual está a ser feita a acção de recolha relativamente a este medicamento veterinário. A qualidade do medicamento veterinário em si não está em questão.
Recolha de Classe II
Trata-se de uma recolha de Classe II para todas as embalagens e está a ser realizada em toda a cadeia de distribuição até ao nível dos médicos veterinários.
Os detentores de qualquer embalagem dos lotes acima referidos devem: examinar o seu inventário imediatamente e pôr em quarentena as embalagens abrangidas por esta acção de recolha; embalar todas as existência deste medicamento veterinário, deixando-as prontas para a recolha por parte do seu fornecedor.
A empresa solicita que devolva as embalagens até sexta-feira, 4 de Setembro de 2020. As embalagens devolvidos depois desta data não serão reembolsadas.
Em caso de dúvidas relacionadas com esta acção de recolha, deve contactar a empresa através do email info.es@dechra.com.
Agricultura e Mar Actual