Início / Agricultura / Dicas para sistemas de rega eficientes

Dicas para sistemas de rega eficientes

Artigo de opinião de Emily Folk, freelance e blogger sobre sustentabilidade, agricultura e tecnologia

Quando instala um sistema de rega na sua exploração, pode ser difícil saber por onde começar.

Se já tem um sistema antigo instalado, existe uma imensidão de novas tecnologias por onde escolher. Desde programas de planeamento de culturas que utilizam dados meteorológicos até rega gota-a-gota com bombas solares, aqui estão algumas dicas para instalar um sistema de rega eficiente.

Cerca de 80% da água usada nos EUA é para a agricultura e o acesso a água potável continua a ser um problema em todo o mundo. Encontrar soluções para poupar água é essencial para uma cadeia de fornecimento de alimentos mais sustentável. A adopção de um sistema de irrigação eficiente é vital para todos os agricultores.

Irrigação gota-a-gota

A irrigação gota-a-gota é bastante utilizada na produção de frutas e vegetais. Esta forma de rega usa um tubo de plástico para regar as culturas directamente nas raízes, poupando água e tempo. Muitos sistemas podem ser programados para serem ligados durante um período de tempo ou para regar um certo número de litros.

Apesar de a rega gota-a-gota ser uma forma engenhosa de poupar água, os custos de instalação podem ser elevados. Quando instala este sistema tenha a certeza que a sua plantação está bem planeada.

Imagens de satélite e NDVI

As imagens de satélite são elementos cruciais para uma rega eficiente. A deteção remota aplicada à agricultura contribui para a forma como os agricultores recolhem dados e são amplamente utilizados por produtores de alimentos em todo o mundo. NDVI significa Índice de Vegetação da Diferença Normalizada e é uma excelente ferramenta para quantificar as colheitas e analisar sinais de seca em áreas de cultivo.

Irrigação a energia solar

Uma versão mais eficiente em termos de custo quando comparada com a irrigação gota-a-gota convencional. O uso de bombas solares é uma solução sustentável para pequenos produtores que procuram melhorar o seu atual sistema de rega. Este sistema funciona ligando um sistema de rega gota-a-gota a uma bomba de água solar.

Pivot Central

O pivot central é o método de irrigação padrão para a maioria dos produtores de legumes e cereais tais como milho e soja. Apesar desta tecnologia estar presente já há algum tempo a constante inovação destes equipamentos melhora a forma como podem ser adaptados a áreas específicas. Servem produções de grande escala e, quando mal utilizados, podem conduzir ao desperdício de água.

Monitorização do solo

Se quer um sistema de irrigação eficiente, tem de conhecer bem o seu solo. Conhecer o tipo de solo, o nível de nutrientes e outros indicadores da saúde do seu terreno é imperativo. As inovações no sector da agrotecnologia assistem os agricultores na monitorização dos seus solos, incluindo a capacidade de testar os teores de humidade antes de iniciar a rega.

Hidrozonas

Embora possa parecer uma ideia básica, o planeamento de hidrozonas poderá fazer uma enorme diferença na eficiência do seu sistema de irrigação. A hidrozona é um método de plantar na mesma área, culturas com necessidades hídricas semelhantes. Agrupando plantas de acordo com os seus níveis de humidade, os agricultores podem mais facilmente quantificar o uso da água, poupando tempo e energia.

Software de planeamento de culturas

Os novos programas de planeamento de culturas são essenciais para melhorar a eficácia dos sistemas de irrigação. Por exemplo, estes programas permitem aos agricultores guardar o histórico de meteorologia e, com base nesta informação, planear calendários de rega.

Maximizar a eficiência

Os avanços na tecnologia agrícola continuam a melhorar a forma como os agricultores gerem as suas culturas. Com as condições atmosféricas a serem cada vez mais imprevisíveis e a redução das fontes de água, os produtores precisam de maximizar o uso de água para poupar recursos. Procurando técnicas distintas e utilizando tecnologia apropriada, os agricultores podem optar por sistemas de irrigação eficientes e mais adaptados às suas necessidades.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.