Início / Agricultura / Miguel Albuquerque: Aposta do Governo da Madeira na agricultura produz bons resultados

Miguel Albuquerque: Aposta do Governo da Madeira na agricultura produz bons resultados

A aposta do Governo Regional da Madeira no sector primário, “numa visão política de que a agricultura é essencial para a nossa economia, tem tido bons resultados”, salientou o presidente do Executivo madeirense, Miguel Albuquerque, esta sexta-feira, 6 de Março, por ocasião da cerimónia de pagamentos dos Prémios do PRODERAM, referentes a 109 candidaturas a apoios, totalizando um investimento total de 766.313,94 euros.

Bons resultados assentes nos números: no ano de 2018, os resultados líquidos da agricultura atingiram os 62 milhões de euros e as vendas os 112 milhões de euros.

Miguel Albuquerque destacou ainda sectores de ponta, com uma forte componente exportadora, designadamente as fruteiras subtropicais, onde é já evidente o imenso mercado em Portugal continental e em países europeus.

Formação

O chefe do Governo salientou igualmente a aposta do seu executivo na formação intensiva, que tem vindo a ser proporcionada aos profissionais do sector, através da Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente, no sentido de lhes garantir maior produtividade e maior fiabilidade nas suas produções agrícolas.

Na ocasião, Miguel Albuquerque deu conta da necessidade de continuar a trabalhar com as autarquias, nomeadamente na desburocratização dos licenciamentos agrícolas e, também, tendo em vista a redução de taxas. “Algumas câmaras praticam taxas absurdas relativamente, por exemplo, às estufas”, apontou o presidente do Governo Regional.

“É fundamental, neste momento, todos nós trabalharmos na mesma direcção, no sentido de facilitar o investimento, facilitar a criação de riqueza e facilitar quem quer investir neste sector fundamental para a nossa economia”, concluiu.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.