A Feira Ambiente 2020 realiza-se em Frankfurt, na Alemanha, de 7 a 11 de Fevereiro. É uma das maiores feiras mundiais da fileira da casa. E por isso, a a Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria promove, pela primeira vez, e em parceria com a Aicep – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, um stand de Portugal na Feira, sob a insígnia Made in Portugal Naturally.
A história da Nerlei “está, intrinsecamente, ligada ao apoio a pequenas e médias empresas nacionais, por forma a que estas se posicionem de uma maneira mais profícua no mercado internacional”, diz fonte institucional da associação.
Nesse sentido, 2020 “é, sem dúvida, um ano ímpar no percurso da associação, enquanto organizadora da participação conjunta portuguesa na Ambiente, uma das maiores feiras mundiais da fileira casa. Neste contexto, ao vigésimo ano de organização da presença de empresas neste certame, a Nerlei dinamiza, pela primeira vez e em parceria com a Aicep, um stand de Portugal, sob a insígnia Made in Portugal Naturally”, realça a mesma fonte.
Stand com 112 metros quadrados
Este stand, localizado no hall 4.2 B67, de 112 metros quadrados, que será inaugurado no dia 7 de Fevereiro, pelas 15h45, tem a curadoria do designer portuense Miguel Costa Cabral e tem como conceito subjacente a recriação de diversos ambientes de uma casa — cozinha, sala de estar e de jantar – que serão decorados com peças das empresas portuguesas presentes na edição deste ano da feira.
No total, estão contempladas as 60 empresas integradas no projecto conjunto da Nerlei, bem como outras 26 empresas nacionais que também estarão presentes na Ambiente 2020 a título individual.
Promoção do Made in Portugal
O objectivo desta acção é, além da promoção das empresas, mostrar a inovação, sempre ancorada na tradição portuguesa, dos produtos Made in Portugal.
A fileira casa portuguesa, que inclui os sectores do mobiliário, dos têxteis-lar, da iluminação e das utilidades domésticas, tem demonstrado uma importância vital para as exportações nacionais. Exporta para 187 mercados distintos e registou em 2018, um crescimento de 5% das exportações, face a 2017.
O sector das utilidades domésticas, o mais representado na Feira Ambiente e que integra a cerâmica decorativa e utilitária, vidros e cristais, louça metálica e cutelarias, entre outros, foi o que mais cresceu em exportações entre 2017-18, registando um aumento de 8,2%.
Agricultura e Mar Actual