O Porto de Setúbal volta a ver uma empresa parceira em destaque. A Rebonave demonstrou estar “preparada para actuar em todas as actividades associadas ao reboque local, costeiro e oceânico e em operações de assistência marítima de emergência na costa portuguesa, mesmo em condições meteorológicas adversas, ao acudir a dois pedidos de assistência a embarcações em dificuldade, com a segunda chamada a ser activada menos de 24 horas depois da conclusão da primeira”, diz a empresa em comunicado.
Respondendo a um pedido de assistência, o rebocador oceânico Montenovo largou da sua base de operação no Porto de Setúbal dia 26 de Fevereiro, pelas 19h45, para prestar um serviço de reboque à embarcação de pesca “Anacleto António”, com avaria a cerca de 50 milhas da costa portuguesa, com entrega em segurança do pesqueiro, no Porto de Sesimbra, dia 27 de Fevereiro, às 4h50, regressando à base no Porto de Setúbal, no mesmo dia às 21h45, depois de percorridas 150 milhas no total.
Serviço de reboque a embarcação francesa
Menos de 24 horas depois, um novo pedido foi atendido, no dia 28 de Fevereiro, pelas 11h15, para prestar um serviço de reboque, à embarcação de recreio francesa “Etoile Magique”, com avaria a cerca de 40 milhas a NW de Peniche, na costa portuguesa, tendo a mesma sido rebocada, novamente pelo “Montenovo”, para Lisboa.
As tripulações da Rebonave “mais uma vez deram prova da sua competência e profissionalismo, contribuindo de forma activa para a segurança no Mar Português”, adianta a mesma fonte.
Agricultura e Mar Actual