A Fisan, produtora espanhola de presuntos e de enchidos, sediada em Guijuelo, salamanca, quer duplicar os seus mercados de exportação,de 40 para 80 países. Por isso, vai marcar presença na Alimentaria & Horexpo Lisboa, que decorre de 24 a 26 de Março, na FIL — Feira Internacional de Lisboa.
A produtora espanhola vai destacar-se na Feira com o seu Presunto de Bolota 75% Ibérico Alta Gastronomia, de 2015, e o Presunto de Cebo de Campo Ibérico, de 2016.
Mas a empresa não se fica por aqui. leva também chouriço de bolota, salchichão de bolota trufado e paio de lombo de bolota, entre outros.
Reforçar as exportações
Em Outubro de 2018, o director adjunto da Fisan, Javier Sánchez, revelou à imprensa espanhola que o futuro da empresa passa por vender presunto e produtos ibéricos fora de Espanha. Para isso vai investir 5 milhões de euros na ampliação, em 6.000 metros quadrados, da sua fábrica em Campillo de Salvatierra (a 200 metros de Guijuelo), que conta actualmente com uma superfície de 16.500 metros quadrados.
A Fisan está presente em 40 países e o objectivo é duplicar e passar a vender em 80 mercados.
A empresa conta com cerca de 15.000 porcos, dos quais metade são ibéricos, cuja principal comida durante a fase final de engorda é baseada em bolota.
Agricultura e Mar Actual