Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Mercados de produção
Alfarroba – Na região do Algarve, a oferta de alfarroba “inteira” foi baixa e a procura média. Bom escoamento. Cotações estáveis. Oferta baixa e procura média pela alfarroba “grainha”. Cotações estáveis. Escoamento regular. A procura de alfarroba “triturado grosso” foi superior à oferta baixa. Escoamento regular. Cotações estáveis.
Amêndoa – Na Região Norte, na área de mercado Douro, o volume de transacções foi ligeiramente inferior ao da semana passada. Cotações estáveis. A amêndoa importada de Espanha, Estados Unidos e Turquia, exerce grande influência no funcionamento do mercado.
No Algarve, a oferta e a procura continuaram baixas. Escoamento fraco. Cotações estáveis. Concorrência de miolo americano que se encontra mais barato.
Noz – Na Região Norte, nas áreas de mercado Bragança e Mirandela, o volume de transacções foi inferior em cerca de 20% e 30%, respectivamente, porque a campanha encontra-se na fase descendente. Escoamento sem dificuldades. Cotações estáveis. Produto em geral de baixo calibre mas de boa qualidade.
No Alentejo, na área de mercado, Estremoz, a oferta equilibrou a procura média. Cotações estáveis.
Pinha – No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a oferta continuou inferior à procura média. Cotações estáveis.
Pinhão – No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, as cotações do pinhão mantiveram-se estáveis. Oferta baixa e procura ligeiramente alta.
Mercados abastecedores
No Mercado Abastecedor do Porto, observou-se uma oferta considerável de frutos secos e secados, tanto de origem nacional como do exterior. Boa procura pelos seguintes frutos secos: amêndoa, avelã, figos, pinhão e nozes (miolo e c/casca).
Pode consultar todas as cotações aqui.
Agricultura e Mar Actual