Abrir o apetite para um negócio que está em crescimento exponencial em Portugal é o grande objectivo do evento organizado pela WideHelix, cooperativa de helicicultores do Norte do País. Com sede em Famalicão, a WideHelix coleccionou, recentemente, mais uma distinção, tornando-se a única empresa na Europa com a Certificação ISO22000, no comércio de caracol.
Após o “sucesso das edições anteriores”, a 4ª edição do festival – que se realiza na plataforma logística de Famalicão – “dará a conhecer e a provar a qualidade do produto cultivado” pelos vários produtores associados à WideHelix, explorando as suas diversas potencialidades gastronómicas e divulgando, simultaneamente, a oferta de serviços e produtos de apoio à produção do caracol que a cooperativa disponibiliza ao mercado.
14 helicicultores do Norte
A WideHelix é uma cooperativa composta por 14 helicicultores do Norte, sendo pioneira, nesta região do país. Através da plataforma logística de Ribeirão (Vila Nova de Famalicão), a cooperativa controla todo o processo do negócio do caracol, desde a produção e transformação, até comercialização. Cerca de 95% da produção é vendida para o exterior.
A cooperativa tem como metas: valorizar o sector da helicicultura, garantir maior qualidade ao produto nacional, inovar no mercado e impulsionar o volume de vendas. À produção somam-se as áreas da formação e consultadoria.
A WideHelix – Cooperativa de Helicicultores nasce da união de 14 helicicultores movidos pela ambição de alcançar um produto de excelência – sob rigorosos parâmetros de qualidade – e diferenciador na oferta aos mercados nacional e internacional.
Aposta na “cooperação efectiva entre os associados, tendo como pilares estratégicos fundamentais a formação, a inovação e a melhoria contínua dos seus produtos e serviços, procurando minimizar custos e maximizar rentabilidades”, dizem os responsáveis pela cooperativa.
Agricultura e Mar Actual