O PSD Açores denunciou ontem, 17 de Agosto, que a máquina de fabrico de gelo do porto de pescas de Rabo de Peixe “está inactiva há mais de um ano, sem que o Governo Regional e a Lotaçor, empresa pública, tenham reparado este equipamento fundamental para a actividade piscatória”.
Hoje, a Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, face ao comunicado de imprensa do PSD/Açores sobre a máquina de gelo do Porto de Pescas de Rabo de Peixe, esclarece que a máquina de gelo do Porto de Pescas de Rabo de Peixe, “apesar de registar algumas avarias, devido ao seu tempo de vida, de cerca de 30 anos, não está ‘inactiva há mais de um ano’, como afirma o deputado do PSD/Açores, Jaime Vieira”.
Concurso lançado em Outubro
E garante que o concurso para uma nova máquina de gelo para aquele porto de pescas está a “ser preparado e será lançado ainda durante este ano, previsivelmente durante o mês de Outubro”.
Segundo um comunicado do Executivo Regional açoriano, “sempre que ocorrem avarias neste equipamento, a Lotaçor procede de imediato à sua reparação”, garantindo que sempre que a máquina avaria, “a Lotaçor assegura o fornecimento de gelo aos armadores e pescadores de Rabo de Peixe”.
Transporte de gelo sem custos para a Lotaçor
A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia refere ainda que “o transporte e fornecimento de gelo a partir de Ponta Delgada não representa qualquer custo adicional para a empresa, na medida em que o transporte é efectuado nas viaturas que fazem a recolha do pescado de Rabo de Peixe para a Lota de Ponta Delgada”.
Ver também:
PSD Açores: máquina de gelo do porto de pescas de Rabo de Peixe está inactiva há mais de um ano
Agricultura e Mar Actual