Cinquenta e cinco juntas de freguesia assinaram contratos com o Governo para desenvolver projectos de reaproveitamento de materiais, numa cerimónia presidida pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, em Lisboa.
Os contratos de financiamento, no total de um milhão de euros do Fundo Ambiental, são do Aviso JUNTAr – Economia Circular nas Juntas de Freguesia.
Candidataram-se 110 freguesias
Candidataram-se ao Aviso do Fundo Ambiental 110 freguesias, tendo sido admitidas 55, sendo que o valor máximo elegível por cada candidatura era de 25 mil euros.
O ministro afirmou-se “bastante satisfeito com o interesse demonstrado pelas freguesias e com a qualidade das propostas”, numa declaração à Lusa.
“Nós estávamos optimistas, mas o sucesso foi muito maior do que aquele que estávamos à espera. Tivemos 95 candidaturas muito boas” em 110, das quais foram aprovadas 55, referiu o governante.
Regeneração de recursos
Estes projectos, que têm as juntas de freguesia como principais actores, são cruciais para desenvolver uma economia circular, na qual os bens são reaproveitados.
“O objectivo é promover uma regeneração de recursos. Só 9% dos recursos que vamos buscar à terra e transformámos é que tem mais de um uso, o que é insuportável a prazo. Nós temos mesmo que fazer com que os bens possam ser reparados, e acabar com os desperdícios”, sublinhou João Pedro Matos.
Agricultura e Mar Actual