A FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores está a organizar o Seminário “Suinicultura e Ambiente”. O encontro terá lugar no próximo dia 28 de Fevereiro, no Auditório do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em Oeiras, pelas 10 horas.
O evento contará com a presença dos maiores peritos internacionais na área da tecnologia de gestão de efluentes pecuários, oriundos de Espanha, França, Dinamarca e Portugal. O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, está confirmado para a sessão de abertura.
A entrada é gratuita.
Preocupações ambientais
“Desde sempre que as questões ambientais são das principais preocupações da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores e dos suinicultores responsáveis”, garantem os responsáveis da FPAS.
E acrescentam que ao longo dos últimos anos a FPAS “sempre norteou o seu Plano de Actividades no sentido de priorizar a sensibilização dos produtores suinícolas no desenvolvimento de práticas de produção respeitadoras do meio ambiente”.
Gestão de efluentes pecuários
“Neste âmbito, a gestão de efluentes pecuários é, naturalmente, uma problemática que requer da parte desta FPAS a maior acuidade”, realçam os suinicultores.
Para a FPAS, a sustentabilidade ambiental “é um dos maiores desafios presentes e futuros da suinicultura, por isso é de extrema importância a presença dos suinicultores neste evento que pretende reflectir sobre as melhores práticas de gestão de efluentes disponíveis e os respectivos instrumentos legais”.
Para informações e inscrições, contacte a FPAS através do telefone 213 879 949 ou do email fpas@suinicultura.com.
Agricultura e Mar Actual