O Santander Totta e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) celebraram um convénio de parceria entre as duas instituições, que tem entre os seus principais objectivos a criação de uma “Eco Universidade para o Futuro”, com um Eco Campus, assim como o reforço do grau de internacionalização universitária através da mobilidade de estudantes, docentes e investigadores, apoiando também o reforço da qualidade do ensino e explorando redes de cooperação internacionais e outras iniciativas que reforcem este objectivo.
A cerimónia de assinatura do convénio teve lugar esta quarta-feira, dia 6 de Setembro, contando com a presença do Professor Doutor António Fontainhas Fernandes, Reitor da UTAD, Marcos Soares Ribeiro, director coordenador do Santander Universidades, e Cristina Dias Neves, directora do Santander Totta.
Implementação de projectos
O convénio abre novas oportunidades e a implementação de projectos e de estudos da UTAD, que irão privilegiar a sua estratégia de criação de um Eco Campus. Isto de acordo com o Plano Estratégico da Universidade, que inclui uma agenda para o desenvolvimento sustentável que prevê um conjunto de roteiros de natureza ambiental, a exemplo das boas práticas internacionais das instituições de ensino superior.
Entre outros objectivos, o novo convénio de mecenato irá apoiar a ligação da Universidade à comunidade em que se insere e o desenvolvimento da dimensão humana da sua comunidade académica. Pretende-se também reforçar a ligação da UTAD com as empresas, promovendo a inovação e a transferência tecnológica.
Desenvolver o espírito empreendedor de toda a comunidade académica e incrementar competências de inserção no mercado de trabalho dos estudantes, assim como promover o desenvolvimento tecnológico da UTAD, são outros objectivos do convénio.
Agricultura e Mar Actual