A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) lançou hoje, dia 1 de Setembro, a Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo, um programa para promover a gastronomia e a internacionalização das empresas portuguesas. A cerimónia de lançamento foi presidida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
Este programa tem como objectivo principal identificar os restaurantes portugueses no estrangeiro, representativos da nossa cultura gastronómica e que desempenham um papel importante na divulgação do destino Portugal. Reforçando a notoriedade da gastronomia portuguesa enquanto marca de excelência, constituir-se-á uma lista de restaurantes portugueses, numa primeira fase, em Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Brasil.
“A gastronomia representa a identidade de um país, evidencia a sua riqueza, as suas tradições, a sua cultura e geografia”, afirma o presidente da AHRESP, Mário Pereira Gonçalves. “Actua como potenciador da economia, na medida em que valoriza e estimula o consumo dos produtos nacionais no mercado externo e qualifica o destino turístico Portugal”, acrescenta aquele responsável.
Apoio de 4 entidades
A implementação internacional da Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo conta com o apoio inédito, enquanto conjunto, de quatro importantes entidades nacionais signatárias do protocolo: Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Turismo de Portugal (TP) e Minha Terra – Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local.
“Todos estamos orgulhosos e motivados para executar este programa, que entendemos ser da maior relevância para a promoção da nossa gastronomia e para a valorização das comunidades portuguesas nas sociedades dos locais onde se encontram, e sobretudo, fazê-lo com os empresários da restauração portuguesa no estrangeiro, dando-lhes a merecida voz”, afirma o presidente da AHRESP.
A promoção da gastronomia é uma das mais relevantes vertentes da actividade da AHRESP, que participou activamente na elevação da gastronomia a Património Cultural de Portugal e tem desenvolvido inúmeros projectos e acções que visam dar apoio ao sucesso das empresas que actuam no sector.
Agricultura e Mar Actual