A conferência internacional “A Herança Cultural da Dieta Mediterrânica” vai decorrer nos dias 9 e 10 de Maio, no Grande Auditório da Universidade do Algarve. A iniciativa realiza-se na sequência da inscrição da Dieta Mediterrânica na lista representativa de Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Esta acção é uma organização conjunta do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Universidade do Algarve e da Câmara Municipal de Tavira.
A conferência realiza-se no ano da presidência/coordenação portuguesa dos sete Estados e Comunidades Representativas da Dieta Mediterrânica e pretende analisar as estratégias e experiências de investigação, preservação e transmissão de valores universais da Dieta Mediterrânica às actuais e próximas gerações.
O encontro centra a sua atenção nas experiências de trabalho em curso nos sete Estados e Comunidades Representativas, sobretudo, no âmbito das boas práticas inseridas no Plano de Salvaguarda. Posiciona-se, assim, numa perspectiva aberta aos vários campos do conhecimento, permitindo uma visão abrangente da dieta mediterrânica enquanto modelo cultural e estilo de vida como padrão alimentar de excelência e de dieta sustentável.
Participação activa
A conferência é dirigida à participação activa de docentes universitários e investigadores, educadores e professores dos vários graus de ensino, especialistas nos domínios da cultura e do património alimentar, da agricultura e do ambiente, da saúde e nutrição, do ordenamento para a sustentabilidade dos territórios e das comunidades e de outras áreas de conhecimento, bem como de gestores e dinamizadores de projectos, empresários, estudantes e cidadãos interessados nestas temáticas.
Inscrições aqui. Programa aqui.
Agricultura e Mar Actual