Início / Agricultura / Capoulas Santos espera equilibrar a balança agro-alimentar em valor até 2021

Capoulas Santos espera equilibrar a balança agro-alimentar em valor até 2021

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, espera equilibrar a balança agro-alimentar em valor até 2021, ou seja, “anular o défice actual” de cerca de 2.700 milhões de euros.

“Um dos grandes objectivos do Governo é equilibrar a balança agro-alimentar em valor até 2021, isto é, anular o défice actual que ronda os 2.700 milhões de euros”, disse o ministro à Lusa, durante a visita à Fruit Logistica 2017, a maior feira de frutas e legumes do mundo, que arrancou hoje em Berlim e conta com 42 expositores de empresas portuguesas. E acrescentou: “Em 2016, conseguimos reduzir este défice em 700 milhões de euros”.

O ministro sublinhou que “é necessário aumentar a produção nacional para substituir importações e aumentar as exportações”, destacando que os dados de 2016 confirmam o optimismo quanto à concretização daquele objectivo.

Por isso, considera “fundamental consolidar mercados de exportações e abrir outros novos”, num sector que “é muito competitivo à escala global”.

É nesse sentido que se insere a participação portuguesa na Fruit Logistica, em Berlim, onde estão representados dezenas de países e “para onde convergem compradores e vendedores de todo o mundo”, frisa.

“Aqui um operador português pode fazer em poucos dias aquilo que necessitava fazer dando uma volta ao mundo em termos de contactos profissionais”, constatou.

A exposição, que decorre até sexta-feira, celebra nesta edição 25 anos de aniversário e vai pela primeira vez ultrapassar os 3.000 expositores de 86 países, sendo esperados mais de 70.000 visitantes profissionais de 130 países.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.