São cinco as empresas seleccionadas em Portugal e que vão beneficiar do financiamento da fase 1 do Instrumento PME para estudos de viabilidade para novos produtos disruptivos, no âmbito do programa Horizonte 2020: RVE.SOL, Agroinsider, Ground Drone, InnoWave Techonologies e Sparos. Cada uma recebe um apoio de 50.000 euros.
No âmbito da fase 1 do Instrumento PME do Programa Horizonte 2020, foram seleccionadas para financiamento, no último período de apresentação de propostas, 184 pequenas e médias empresas (PME) de 28 países, entre os quais Portugal, totalizando 176 projectos e 8,8 milhões de euros de financiamento.
A fase 1 do Instrumento PME prevê um financiamento de 50.000 euros para os beneficiários de cada projecto, para suportar estudos de viabilidade de novos produtos que revolucionem o mercado. Os proponentes podem igualmente solicitar até três dias de orientação empresarial gratuita (coaching).
Desde o lançamento do programa, a 1 de Janeiro de 2014, foram seleccionadas 2.024 PME no âmbito da fase 1 do Instrumento PME, das quais 54 são portuguesas. O Instrumento PME é executado através de um convite à apresentação de propostas com quatro datas-limite por ano, sendo o dia 15 de Fevereiro de 2017 a próxima data-limite para a fase 1.
Refira-se que, no âmbito da Enterprise Europe Network, o CEC – âmara de Comércio e Indústria do Centro actua como key acount manager ajudando os beneficiários de projectos do Instrumento PME a identificar os desafios que enfrentam, as suas necessidades de coaching e também a seleccionar o coach.
As empresas portuguesas:
– RVE.SOL – Soluções de Energia Rural, de Leiria, que pretende potenciar uma solução híbrida portátil para o fornecimento de energia e conversão de resíduos em energia (projecto Kudura);
– Agroinsider, de Évora, uma PME que apresentou um projecto (AgroRadar) que prevê a utilização de novos algoritmos e modelos para analisar os dados de observação da Terra no âmbito do programa Copernicus em benefício da agricultura de precisão;
– Ground Drone Unipessoal, do Funchal, que desenvolve um sistema robótico destinado a democratizar o controlo de movimento durante a realização de filmes e vídeos (projecto Ground Drone);
– InnoWave Technologies, de Lisboa, que aspira prestar a qualidade da experiência através do teste automatizado de dispositivos (projecto InnSpect loT);
– Sparos, de Olhão, que pretender desenvolver uma nova dieta de desmame destinada a optimizar o rendimento das larvas de camarão de piscicultura (projecto MYSIS).
Mais informações sobre o Instrumento PME aqui. Sobre os serviços da Enterprise Europe Network de apoio às PME inovadoras pode consultar aqui.
Agricultura e Mar Actual