A FNOP — Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas acaba de anunciar o 9º episódio da sua rubrica “A Palavra aos Frescos”, uma série de vídeos reportagem onde se destacam as Organizações de Produtores (OP) e os seus produtos.
Neste novo episódio é dado destaque à Organização de Produtores PrimoHorta — Sociedade de Produtores Hortícolas. Localizada na península de Setúbal, Montijo, foi constituída em Novembro de 1999. Tem uma área de produção de cerca de 750 hectares, com cenouras, batatas e cebolas, contando com 11 associados.
Com uma média de 35 mil toneladas de produtos vendidos anualmente, tem um volume de negócios anual de 12 milhões de euros. A produção da PrimoHorta tem como destino o mercado nacional e o mercado externo. A grande expressão do grupo na exportação é o mercado alemão que representa cerca de 30% da produção.
“Na Primohorta os produtos são colhidos, recepcionados, lavados, calibrados, embalados e expedidos no mesmo dia, o produto que chega ao consumidor é fresco, sem ter sido a sujeito a armazenagem prolongada, recurso a conservantes, técnicas de gás ou a produtos químicos, mantendo sempre o seu sabor e valor nutritivo, com constante certeza de uma total garantia de segurança e qualidade”, garante a Organização de Produtores.
Palavra aos Frescos
A Palavra aos Frescos é financiada pelo PDR 2020, no âmbito do projecto da Rede Rural Nacional (Observação da agricultura e dos territórios rurais), intitulado F&H_ORG – Promover e Organizar o Sector Hortofrutícola.
Tem como principal objectivo mostrar a importância de fazer parte de uma organização de produtores e desta forma contribuir para um aumento do grau de organização do sector hortofrutícola em Portugal aproximando-o o mais possível da média europeia.
Agricultura e Mar