A cerimónia de inauguração da 55ª edição da AGRO – Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação está marcada para as 12 horas de amanhã, 30 de Março, no Altice Forum Braga.
A visita vai contar com a presença do executivo Municipal da Câmara de Braga, a presidente da Assembleia Municipal de Braga, Hortense Santos, o administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva, representantes da Comunidade Intermunicipal do Cávado, responsáveis das forças de Segurança e Protecção Civil de Braga, bem como os expositores presentes na AGRO.
Estarão, ainda, presentes dirigentes de diversas associações e entidades dedicadas ao sector agropecuário, como é exemplo Nuno Canada, presidente do INIAV — Instituto Nacional da Investigação Agrária e Veterinária, Nuno Vieira e Brito, da Associação dos Criadores de Bovinos da Raça Barrosã, Rui Dantas, da Federação Nacional das Associações Autóctones, e Carlos Diogo Salgueiro, da Associação Portuguesa dos Criadores da Raça Frísia.
Pré-triturador Neuenhauser Targo 3000
Entre 30 de Março e 2 de Abril, a AGRO acolhe mais de 200 expositores espalhados por uma área de 25 mil metros quadrados. Entre as novidades, está a exposição – na zona verde nas traseiras dos restaurantes DOP – de uma máquina única na Península Ibérica, com 35 toneladas, que tem um valor de mercado na ordem dos 700 mil euros. Trata-se de um pré-triturador Neuenhauser Targo 3000, em que operação é feita através de comando remoto. Usa um eixo de três metros com 21 ou, opcionalmente, 41 dentes de eixo aparafusados para processar resíduos de madeira, resíduos verdes, cascas, e outros materiais.
Exposição de tractores antigos
Ainda ao nível de maquinaria, a AGRO volta a apresentar uma exposição de tractores antigos, para reavivar as memórias daqueles que já utilizaram estes equipamentos. Espalhados por todo o recinto da feira, os tractores foram cedidos pelo expositor Repoutiz – Comércio e Reparação de Máquinas Agrícolas.
Desta forma, dos 30 sectores representados no evento, a imponência das máquinas agrícolas e alfaias promete voltar a dar nas vistas. Mas haverá, ainda, concursos pecuários, showcookings, conferências, restaurantes de carnes DOP, um salão de alimentação e uma colecção de todos os cartazes da feira, desde 1968, para ver e usufruir durantes os quatro dias de feira, em que são esperados mais de 40 mil visitantes.
Agricultura e Mar