O Serviço de Agricultura e Pecuária da província espanhola de Zamora, no âmbito do projecto Frontur — Turismo de Fronteira, vai realizar uma acção de formação sobre a cultura da noz e do pistácio, na plataforma Zoom, no próximo dia 18 de Novembro, a partir das 15h30.
A participação nesta acção, que tem como objectivo promover produtos tradicionais e usos culturais em áreas ambientalmente protegidas, é gratuita mas de inscrição obrigatória através de e-mail formacion.dip.za@gmail.com.
Oradores
Os oradores desta sessão são Carlos Manuel Lacasta Dutoig e Miguel Ángel Gutiérrez.
Carlos Manuel Lacasta Dutoit é engenheiro técnico agrícola. Está aposentado e foi responsável técnico da Quinta Experimental “La Higueruela” do Museu Nacional de Ciências Naturais do Conselho Superior de Investigação Científica durante 37 anos. Fará um tour por cada uma das variáveis que condicionam o cultivo do pistácio como o clima, o solo e a manutenção da cultura.
Já Miguel Ángel Gutiérrez, pioneiro na produção intensiva de nozes em Castela e Leão, centrará a sua intervenção na gestão desta cultura e na sua experiência na transformação e comercialização de nozes.
Esta iniciativa insere-se no âmbito das actividades do Projecto Frontur, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito da primeira convocatória do Programa Interreg VA Espanha-Portugal 2014-2020.
Agricultura e Mar Actual