A eleição dos órgãos sociais da FPAS – Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores para o mandato 2016-2018 teve lugar no dia 30 de Março na Assembleia Geral eleitoral, tendo havido apenas uma lista concorrente, encabeçada pela ALISP – Associação Livre dos Suinicultores Portugueses, na pessoa de Vítor Menino e com a vice-presidência da APAC, na pessoa de David Neves, à semelhança do que acontecia no mandato 2014-2016.
De resto, os órgãos sociais mantêm-se integralmente inalterados. As Associações presentes em Assembleia Geral consideraram que qualquer alteração na estrutura directiva da FPAS, no contexto actual do sector, seria factor desestabilizador de todos os processos em curso.
Na hora de tomar posse para o seu terceiro mandato consecutivo, Vítor Menino enalteceu o trabalho realizado por toda a direcção cessante, realçando o facto que em 2015 a FPAS promoveu e participou em mais de 200 reuniões, maioritariamente relacionadas com a crise do sector, relevando que as motivações para continuar a presidir à FPAS se prendem com a manutenção da equipa directiva que o acompanhou nos últimos dois anos. Na mesma Assembleia Geral foram apresentados e unanimemente aprovados os relatórios de gestão e contas de 2015.
Agricultura e Mar Actual