A cidade de Viseu vai receber, no mês de Novembro, o maior evento nacional do sector apícola: o Fórum Nacional de Apicultura e a Feira Nacional do Mel.
Nos dias 22, 23 e 24 de Novembro realiza-se em Viseu a 18.ª Feira Nacional do Mel, a par com a organização do 20.º Fórum Nacional de Apicultura que nesta edição se dedica à importância do factor humano numa apicultura.
Com a organização da Associação dos Apicultores da Beira Alta (AABA), em parceria com a FNAP — Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, a Câmara Municipal de Viseu e a Escola Superior Agrária de Viseu, a edição de 2019 será dedicada ao factor humano na apicultura económica e ambientalmente sustentável.
Temas em debate
Há 20 anos que o Fórum percorre o País, reunindo apicultores e organizações, e dinamizando a apicultura nacional enquanto sector económico essencial para o desenvolvimento de Portugal.
Quanto do sucesso económico da exploração é sua responsabilidade? Que precisamos saber para responderem a este desafio? É necessária mais formação, mais conhecimento? Os apoios existentes respondem às suas necessidades? Que desafios e perspectivas se colocam ao sector?
Estas são algumas das questões que estarão em debate no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, no próximo dia 23 de Novembro. Brevemente a organização divulgará mais informações sobre o programa e as inscrições.
A FNAP
A Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) foi fundada a 10 de Julho de 1996, nascendo da vontade de algumas organizações de apicultores, nomeadamente a Sociedade dos Apicultores de Portugal, a Associação de Apicultores da Região de Leiria, a Associação dos Apicultores do Norte de Portugal, a Associação de Apicultores do Centro de Portugal e a Associação dos Apicultores do Parque Natural de Montesinho.
A sede da FNAP situa-se em Lisboa, mas as suas filiadas regionais garantem a descentralização e a circulação da informação até aos apicultores de todo o País, tanto no continente como nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.
Agricultura e Mar Actual