A autarquia de Arcos de Valdevez destaca a quantidade de prémios que os vinhos do concelho têm recebido nos últimos tempos. Para o presidente da Câmara Municipal, João Esteves, “este conjunto de prémios é muito importante para a divulgação e para o reconhecimento do trabalho dos nossos produtores e dos nossos vinhos nos últimos anos”.
Por outro lado, acrescenta o autarca em nota de imprensa, “são mais um forte contributo para o incremento da criação de emprego e rendimento no mundo rural, no comércio e no turismo em Arcos de Valdevez”.
Arcos de Valdevez “é uma região de excelência para a produção de vinhos verdes”, nomeadamente tintos da casta ‘Vinhão’ e brancos da casta ‘Loureiro’, contando com muitos produtores e vários engarrafadores, como a Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, adianta a mesma nota.
E acrescenta que Arcos de Valdevez é um “terroir” de “eleição pela sua exposição e pela protecção dos ventos marítimos. As suas grandes amplitudes térmicas na altura da vindima, fazem um excelente território para a produção de vinhos tinto, em especial os da casta vinhão de que é o seu solar”.
Segundo a autarquia, a qualidade dos vinhos e a atribuição dos prémios são o reconhecimento pelo trabalho dos produtores e dos engarrafadores de Arcos de Valdevez, assim como factores de atracção para o concelho. Recentemente foi atribuída a Medalha de Ouro no Concurso Cidades do Vinho 2023, da AMPV – Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, ao Casa da Senra Loureiro, da Abrigueiros — Produções Agrícolas e Turismo e ao Muros de Grade, Loureiro da Agrosfera, Planeamento e Desenvolvimento Agrícola.
Também no Concurso Selecção do Ano Vinhos Verdes 2023 da Ordem dos Engenheiros, o Casa da Senra Loureiro obteve o primeiro prémio na categoria de Brancos e o Casa do Borralhais Espumante, ganhou o primeiro prémio na categoria espumantes.
No Concurso da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes categoria de branco Loureiro, o Casa da Senra Loureiro obteve a Medalha de Ouro.
Por último, o Casa da Senra Loureiro, 2021 e Casa da Senra Loureiro, 2022 da Abrigueiros – Produções Agrícolas e Turismo, venceram a Medalha de Prata no Concurso Vinhos Portugal, organizado pela ViniPortugal.
Agricultura e Mar