O Parque Ibérico de Aventura e Natureza de Vimioso recebe, no próximo dia 11 de Novembro uma sessão sob o tema “Do castanheiro à castanha – Oportunidades e desafios”. A entrada é livre.
Refere a organização, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Vimioso, que o castanheiro encontra na região de Trás-os-Montes condições edafo-climáticas favoráveis ao seu crescimento, afirmando-se portanto como uma cultura com grande potencial de desenvolvimento sócio-económico da região.
Cogumelos silvestres e as ervas aromáticas
Para além da castanha e da madeira, a cultura do castanheiro pode ainda beneficiar o aproveitamento de outros recursos como os cogumelos silvestres e as ervas aromáticas, sendo ainda um recurso apícola importante.
Esta sessão informativa é dirigida a produtores e a todos que tenham interesse em saber mais sobre a cultura do castanheiro e tem como objectivo facultar orientações de melhoria e salvaguarda das produções de castanha.
Programa:
15:00h – Impacto sócio-económico do castanheiro na região – Paulo Hermenegildo – Grão-mestre da Confraria Ibérica da Castanha
15:30h – A cultura do castanheiro – Sónia Geraldes – AFLOTM – Associação Florestal Terras de Montanha
16:30h – Debate.
17:00h – Magusto.
Inscrições obrigatórias
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, aqui.
Para mais informações: geral@valesdevimioso.pt — +351 273 511 254 — +351 968 941 042.
Agricultura e Mar Actual