O VII Congresso Nacional de Rega e Drenagem vai realizar-se em Monte Real, Leiria, de 27 a 29 de Junho de 2018, sob o lema “Regadio em Mudança: a Modernização na Dinamização do Desenvolvimento Regional”. Trata-se de uma organização do COTR – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio que já vem a ocorrer desde 2005, com uma periodicidade bianual.
Com este VII Congresso, o COTR pretende dar continuidade aos fóruns de apresentação e discussão dos problemas relacionados com a rega, e assim, aumentar a disponibilidade de água para mais área de regadio, aumentar a produtividade da água e diminuir o impacto ambiental associado à rega.
Segundo a organização, de acordo com as conclusões dos congressos anteriormente realizados, verificou-se que estes fóruns têm vindo a contribuir cada vez mais para promover a transferência da tecnologia resultante da investigação, experimentação e da experiência quotidiana, entre os profissionais da área.
Temas em debate
Nesta VII edição os temas a serem abordados passam pelo uso da água e energia, drenagem, energias renováveis no regadio, o regadio no minifúndio, a sócio-economia na agricultura de regadio, regadio e ambiente e agricultura de precisão e Big data.
“O Congresso realizar-se-á numa região onde é evidente a necessidade da definição de boas práticas e políticas que apoiem os seus beneficiários na óptica de uso eficiente da água e energia”, diz fonte do COTR.
A organização conta ainda com a colaboração da SCAP – Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal, da Fenareg – Federação Nacional de Regantes, da DGADR – Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e da ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra.
Agricultura e Mar Actual