A Universidade de Évora assinala, no próximo dia 23 de Abril o I Centenário do Ensino Agrícola em Évora com o descerramento de uma placa atribuindo ao Laboratório de Enologia o nome Colaço do Rosário, numa homenagem ao Eng.º Francisco Colaço do Rosário, subdirector da Escola de Regentes Agrícolas de Évora no período de 24 de Novembro de 1969 a 25 de Setembro de 1974.
Galardoado pelo Presidente da República pelos seus trabalhos no desenvolvimento vitivinícola do Alentejo, o também professor da Universidade de Évora dedicou a sua vida profissional ao estudo e ensino dos mais variados aspectos que compõem a vitivinicultura e reconhecido como um dos maiores, senão o maior, responsável pelo impulso dos vinhos alentejanos, com repercussões ao nível nacional e internacional. Faleceu a 20 de Janeiro de 2008.
100 Anos de Mecanização Agrícola
Já no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora decorrerá pelas 11 horas uma sessão com a presença da Reitora da UÉ, Ana Costa Freitas sobre o “Ensino Agrícola em Évora”, seguindo-se a apresentação a “Articulação entre Ensino, a Investigação e a Extensão Rural no Acesso ao Conhecimento e a sua Aplicação em Agricultura” pelo professor Mário Carvalho, e os “100 Anos de Mecanização Agrícola” pelo professor José Peça, ambos da Universidade de Évora.
Recorde-se que em 1921 foi criada na herdade da Mitra a Escola Prática de Agricultura de Évora, que viria a ser integrada na Escola de Regentes Agrícolas de Évora em 1931 e no Instituto Universitário de Évora (1973), depois Universidade de Évora, em 1979.
Programa e inscrições aqui.
Agricultura e Mar Actual