A UNAC – União da Floresta Mediterrânica, estando neste momento concluída a fase de discussão pública sobre a Reforma da Floresta que o Governo promoveu, vai organizar o seminário “A Reforma da Floresta: Necessidades e Oportunidades”, que vai decorrer no próximo dia 14 de Fevereiro, no Centro de Interpretação de Monsanto, em Lisboa.
As inscrições são obrigatórias mas gratuitas e serão aceites pela ordem de recepção, até à capacidade da sala. Enviar e-mail para geral@unac.pt com indicação de nome, entidade e e-mail. Mais informações através do 217 100 014.
Algumas das propostas, e que visam “responder aos grandes desafios da floresta portuguesa”, são muito controversas e vão introduzir alterações profundas na política florestal portuguesa. Por isso, e porque alguns diplomas carecem ainda de aprovação pela Assembleia da República, importa promover um balanço relativamente às principais constatações decorrentes da discussão pública realizada: Quais as principais preocupações? Quais as propostas mais consensuais? Que propostas carecem de maior clarificação? Qual a sua eficácia? Que alternativas? Que propostas complementares reforçam os objectivos pretendidos?
“Participe neste debate sobre as necessidades e oportunidades que ainda existem para esta “Reforma da Floresta” e assista à mesa redonda que contará com a presença do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural entre outros oradores de referência”, salienta a organização do seminário.
Programa
10H00
Recepção dos Participantes
10H30
Sessão de Abertura
António Gonçalves Ferreira (UNAC)
10H40
Enquadramento: a nossa Floresta
Nuno Mendes Calado (UNAC)
11H00
Mesa Redonda – Balanço da proposta de Reforma da Floresta
Moderador: a designar
Amândio Torres (SEFDR)
António Louro (Câmara Municipal Mação)
Tiago Oliveira (The Navigator Company)
Luís Rochartre (Colégio de Eng. Florestal da Ordem dos Engenheiros)
Domingos Patacho (QUERCUS)
António Gonçalves Ferreira (UNAC)
12H30
Debate
12H45
Sessão de Encerramento
Agricultura e Mar Actual