Início / Featured / UE de volta à pesca nas águas da Mauritânia
pesca

UE de volta à pesca nas águas da Mauritânia

A União Europeia (UE) negociou um acordo de pescas com a Mauritânia, após cinco rondas negociais desenvolvidas desde meados de 2014, que abre durante quatro anos as águas do país aos navios de Estados-membros, incluindo Portugal, anunciou a Comissão Europeia.

O novo Protocolo de Pesca no âmbito do Acordo de Parceria no Domínio das Pescas agora rubricado, permitirá o regresso à actividade de pesca em águas mauritanas por parte da frota europeia, incluindo a portuguesa, que interrompeu a actividade naquele pesqueiro desde Dezembro de 2014.

Ao abrigo do novo protocolo, a frota da UE pode capturar, nas águas da Mauritânia, camarão, espécies demersais (como linguado e garoupa), atuns e pequenos pelágicos (que vivem em cardume), num total de 281.500 toneladas por ano.

Em contrapartida, a UE entrega à Mauritânia uma verba anual de 59,1 milhões de euros, sendo que 4,1 milhões deverão ser usados no financiamento das comunidades piscatórias locais. Ao abrigo do anterior protocolo – que vigorou de 2012 a 2014 – pescavam nas águas da Mauritânia uma centena de navios de 12 Estados-membros da UE: Espanha, Portugal, Itália, Grécia, França, Reino Unido, Malta, Holanda, Alemanha, Polónia, Lituânia e Letónia.

Por ocasião da assinatura do novo protocolo, o comissário europeu das Pescas e Assuntos Marítimos, Karmenu Vella, declarou que o novo acordo dará novas possibilidades de pesca e benefícios para ambos os parceiros nos próximos quatro anos, enquanto assegurará uma gestão sustentável dos recursos piscatórios.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.