A Comissão Europeia acaba de aprovar a betaína como novo ingrediente alimentar. O pedido tinha sido feito a 12 de Junho de 2015, pela DuPont Nutrition Biosciences ApS, à autoridade competente da Finlândia.
A empresa solicitava que a betaína seja utilizada em barras de cereais e de proteínas, bebidas em pó e bebidas isotónicas prontas a beber para pessoas com mais de 10 anos que praticam actividades desportivas, e em barras de cereais e de proteínas, alimentos destinados a fins medicinais específicos e/ou substitutos integrais da dieta.
Segurança alimentar
Segundo o Regulamento de Execução 2019/1294 da Comissão, de 1 de Agosto de 2019, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos concluiu que “a betaína é segura nas novas condições de utilização propostas”.
Por conseguinte, o parecer científico da Autoridade contém fundamentos suficientes para estabelecer que a betaína, nas utilizações e aos níveis de utilização propostos, quando utilizada como ingrediente em bebidas em pó, bebidas isotónicas, barras de cereais e de proteínas e substitutos de refeição destinados a desportistas e em substitutos integrais da dieta para controlo do peso, bem como em alimentos destinados a fins medicinais específicos, está em conformidade com o artigo 12.o, n.o 1, do Regulamento (UE) 2015/2283.
Pode ler o Regulamento completo aqui.
Agricultura e Mar Actual