A Trigger.Systems acaba de assinar a primeira fase de financiamento com a Portugal Ventures com uma valorização que não foi divulgada. A Trigger.Systems é uma startup sediada no Fundão que se dedica à criação de diversas soluções baseadas em IoT (Internet of Things) para vários sistemas aplicados à agricultura e ao ambiente. Foi fundada em 2016, pelo actual CEO da empresa, Francisco Manso, Sara Gonçalves (COO) e Márcio Martins (CTO).
O sistema de IoT desenvolvido pela Trigger.Systems é “muito simples e poderoso que promete revolucionar a maneira como nos vamos relacionar futuramente com os nossos sistemas. A startup tem como lema a eficiência e sustentabilidade gerada através da inteligência dos seus sistemas”, diz Sara Gonçalves.
Programar a rega
A plataforma Trigger.Systems permite aceder, accionar, ler e programar remotamente e em tempo real todo o tipo de dispositivos. A Trigger está focada no desenvolvimento e aplicação de modelos de inteligência que permitem controlar sistemas automaticamente. No caso da rega, esta pode ser decidida diariamente pelo sistema de forma eficiente e automática. Trata-se de uma plataforma de gestão full-stack que facilita tomada de decisão em sistemas de rega, bombagem, lagos, fertilização, pessoal e equipamentos.
Este sistema “muito simples e poderoso permite que, remotamente, consumidores e empresas acabem com o desperdício de milhares de litros de água, acedendo e gerindo, em tempo real, diversos tipos de dispositivos. Desta forma, contribuem para a sustentabilidade do planeta, resultando, simultaneamente, numa poupança avultada na conta da água, que ronda os 45%. Actualmente, com perto de 2.000 dispositivos controlados pela plataforma, a startup tem como principal foco a optimização do consumo de água e de energia de uma forma eficiente e sustentável”, salienta Sara Gonçalves.
Eficiência energética
A solução também aposta na eficiência energética de edifícios, controlo de fontes e iluminação pública, leitura de contadores, instalações artísticas integradas e outros. Esta solução está totalmente disponível na Cloud (WEB) e adaptada para smartphones e tablets.
O contrato formalizado recentemente entre a Trigger.Systems e a Portugal Ventures, a maior Sociedade de Capital de Risco em Portugal, vai permitir um elevado aumento de capital e expandir o negócio para outros países. A política da Portugal Ventures passa pelo investimento em projectos inovadores de base científica e tecnológica com uma qualidade excepcional e por isso, para a Trigger.Systems, “trata-se do reconhecimento público da qualidade e importância dos softwares desenvolvidos até agora, apoiando assim a melhoria e continuação do desenvolvimento de novos sistemas de forma constante”, diz Sara Gonçalves.
Agricultura e Mar Actual