Início / Agricultura / Texto fundamental da Conferência de Cork, já disponível em português

Texto fundamental da Conferência de Cork, já disponível em português

A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (European Network for Rural Development) já disponibilizou na sua página online a tradução em português do texto fundamental formulado na Conferência de Cork (Irlanda), em Setembro do ano passado.

“Cork 2.0 Declaração 2016: Uma vida melhor nas zonas rurais” pode ser descarregada aqui.

Os participantes na Cork 2.0 – Conferência Europeia sobre o Desenvolvimento Rural querem uma política rural e agrícola inovadora, integrada e inclusiva da União Europeia. E dizem que o potencial do meio rural para oferecer soluções inovadoras, inclusivas e sustentáveis para os desafios sociais actuais e futuros, nomeadamente prosperidade económica, segurança alimentar, alterações climáticas, gestão dos recursos, inclusão social e integração dos migrantes, deve ter maior reconhecimento.

Para os participantes, o reflexo desse potencial rural nas políticas e estratégias da União deve ser assegurado por um mecanismo de verificação. As políticas rural e agrícola devem partir da identidade e do dinamismo das zonas rurais, aplicando estratégias integradas e abordagens multi-sectoriais. Devem promover a diversificação e fomentar o empreendedorismo, o investimento, a inovação e o emprego. Estas políticas devem igualmente valorizar a identidade rural e aumentar a sustentabilidade, a inclusão social e o desenvolvimento local, bem como a capacidade de resistência das explorações agrícolas e das comunidades rurais.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.