Início / Agenda / Termas de Chaves organiza workshop sobre alimentação mediterrânica a 26 de Agosto

Termas de Chaves organiza workshop sobre alimentação mediterrânica a 26 de Agosto

“Fonte da Longevidade – Padrão Mediterrânico” é o tema do próximo workshop promovido pelas Termas de Chaves, que terá lugar no dia 26 de Agosto, pelas 19h00, no Balneário Termal. O evento conta com um show-cooking, onde se irá explicar e elaborar pratos com origens em vários países da bacia do mediterrânico.

Os interessados poderão inscrever-se nas Termas de Chaves até ao dia anterior, com um custo de 8 euros. No próprio dia o custo por cada inscrição será de 10 euros.

Sensibilizar para a adopção deste estilo de alimentação, declarado em 2010 Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) é o principal objectivo desta iniciativa, afirma fonte da autarquia de Chaves.

Segundo Filipe Ferreira, nutricionista das Termas de Chaves, “é importante valorizar os nossos produtos mediterrânicos, já que, além de conseguirmos uma alimentação mais saudável, estamos a valorizar os nossos produtos agrícolas, bem como o nosso turismo”. “Em Portugal, temos azeite, pão, vinho tinto, produtos hortícolas, frutas mediterrânicas, bem como o nosso peixe da costa, mas cada vez mais aproximamos a nossa alimentação do fast-food ocidentalizado”, adianta o nutricionista.

A dieta mediterrânica é um conjunto de práticas tradicionais, conhecimentos e habilidades transmitidas de geração em geração e que proporciona um sentimento de presença e continuidade para as comunidades envolvidas. Diversos estudos científicos sugerem que este tipo de dieta se associa a uma maior longevidade e diminuição de risco de desenvolvimento de diversas doenças (doenças cardiovasculares, cancro, ente outras), sendo considerada uma das dietas mais saudáveis do mundo.

Show-cooking

Na primeira parte deste mini curso, o nutricionista irá abordar todos estes assuntos relacionados com a dieta mediterrânica, para num segundo momento passar para a aula prática (show-cooking), onde irá explicar e elaborar pratos com origens em vários países da bacia do mediterrânico, desde o sul da Europa, ao Médio Oriente, até ao norte de África.

Na terceira parte do workshop, proceder-se-á à degustação das entradas, pratos principais e sobremesas. No final, todos os participantes serão presenteados com um livro digital de receitas “Fonte da Longevidade – Padrão Mediterrânico”.

Esta iniciativa será realizada em parceria com a Associação Partilhas e Cuidados, de apoio ao doente oncológico, de modo a divulgar o tão nobre trabalho desenvolvido por esta.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.