A secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, visitou este domingo a delegação portuguesa na Feira SIAL Paris 2022. Esta é uma das principais montras da indústria agroalimentar internacional e na edição deste ano estão presentes 105 empresas portuguesas.
A secretária de Estado das Pescas destacou o dinamismo deste sector na economia nacional. “As empresas agroalimentares em Portugal são muito importantes para as exportações. Em 2021, este sector cresceu 13% e vale actualmente 7.240 milhões de euros/ano. Os dados disponíveis para 2022, indicam que o sector está a crescer cerca de 20% em valor de exportações”.
Teresa Coelho sublinhou ainda a boa adaptação da indústria agroalimentar portuguesa às novas tendências de consumo mundial. “As nossas empresas apresentam produtos muito inovadores, mas também produtos tradicionais, que já têm uma marca no mundo e estão a conquistar novos consumidores. Portugal tem vindo a afirmar-se nos mercados globais deste sector, através da produção sustentável e do consumo saudável”.
A representação portuguesa na SIAL conta com duas participações conjuntas, dinamizadas pela ALIF – Associação da Indústria Alimentar pelo Frio e pela PortugalFoods, complementadas por várias presenças individuais.
A SIAL Paris é uma das mais importantes montras no sector agroalimentar a nível mundial, onde as empresas estabelecem parcerias de negócios internacionais, num esforço conjunto para diversificar mercados e aumentar o valor dos produtos portugueses, reconhecidos pela sua qualidade.
Na edição deste ano, que decorre no parque de exposições de Villepinte, em Paris, participam mais de 7 mil expositores, de 120 países, numa área expositiva de 250.000 m2, sendo esperados mais de 300 mil visitantes. O certame decorre até à próxima quarta-feira, dia 19 de Outubro.
Agricultura e Mar