O ministro dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca, Anders Samuelsen, visita Portugal e foi recebido pela Svitzer, empresa multinacional de rebocadores, com um cruzeiro no rio Tejo. Tudo coordenado com a Embaixada da Dinamarca em Portugal e com a presença do secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, e muitos outros convidados institucionais. Anders Samuelsen encontra-se em Lisboa para uma visita oficial de dois dias, que envolve um encontro com o homólogo português, Augusto Santos Silva.
No âmbito desta visita, a Svitzer, disponibilizou dois dos seus rebocadores, o “Svitzer Setúbal” e o “Svitzer Funchal” para acompanhar o cruzeiro que decorreu a bordo do navio Trafaria Praia.
Um passeio pelo Tejo, com partida do Cais do Sodré num percurso que passou pelo Terreiro do Paço até ao Barreiro e que contou com a presença do secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, em representação da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e com o embaixador da Dinamarca em Portugal, Michael Suhr.
A vice-presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Sofia Martins, o presidente da AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, João Carvalho, o presidente da AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, Rui D’Orey, o CEO da MSC Portugal, Carlos Vasconcelos, o presidente da CPSI – Comunidade Portuária de Sines, Jorge d’Almeida e representantes da DGAM – Direcção-Geral da Autoridade Marítima e Capitania do Porto de Lisboa, entre outras entidades, fizeram parte dos convidados presentes.
Visita importante para Grupo Maersk
De acordo com o country manager da Svitzer Portugal, Rui Cruz, “esta visita é particularmente importante para o Grupo Maersk numa altura em que o grupo se reorganizou criando a Maersk Transport & Logistics, que integra a Maersk Line, a APM Terminals, a Svitzer e a Damco. A APM Terminals, a empresa gestora de terminais de contentores da Maersk, está a acompanhar os desenvolvimentos do futuro Terminal de Lisboa, tal como segue os desenvolvimentos nos outros principais portos no mundo. Neste sentido, e mais do que nunca, a estratégia de investimento da APM Terminals estará alinhada com a estratégia da Maersk Line, enquanto ao mesmo tempo serve todas as outras linhas de navegação”.
A Svitzer está na actividade dos serviços marítimos especializados há mais de 180 anos. Com 4.500 trabalhadores em 40 países e uma frota de mais de 500 embarcações, é líder mundial no sector de reboques portuários em terminais e alto mar, operações de salvamento marítimo e resposta de emergência.
A Svitzer opera em Portugal desde 2005 contando com uma frota de 8 embarcações. A empresa faz parte do universo do AP Moller Maersk Group, uma das maiores empresas de navegação do mundo que opera em 130 países e e tem mais de 108 mil funcionários.
Agricultura e Mar Actual