Início / Agenda / ITQB Nova debate biotecnologia e agricultura sustentável
Planta modelo Arabidopis usada em investigação ITQB Nova.

ITQB Nova debate biotecnologia e agricultura sustentável

O ITQB Nova – Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier reúne esta sexta-feira, dia 7 de Abril, às 14 horas, em Oeiras, melhoradores, pequeno comércio, uma grande multinacional, especialista em patentes e investigadores em plantas, para discutir o papel das plantas para a segurança e a sustentabilidade alimentares.

A iniciativa integra-se nas comemorações do “IV Dia Internacional do Fascínio das Plantas – 2017” e no Plano de Doutoramento Internacional “Plantas para a Vida”, financiado pela FCT, e em que participam cinco instituições nacionais (ITQB Nova,FCUL, iBET, IGC, INIAV) e quatro estrangeiras (Max Planck Instituto Molecular Plant Biology-Golm, VIB-Plant Systems Biology-Ghent, Sainsbury Laboratory-Cambridge, Sainbury Laboratory Norwich).

“Num cenário em que os recursos globais estão em perigo e a população mundial atinge valores insustentáveis, acentuam-se as assimetrias entre os países desenvolvidos e o resto do Mundo. As atenções voltam-se para os alicerces da vida na Terra e suporte fundamental da bio-economia, as plantas. Esta mesa redonda pretende juntar os principais intervenientes no processo de produção alimentar, para discutir o presente e lançar ideias para o futuro”, afirma a organização do evento em comunicado.

Discussão aberta ao público

A discussão será aberta à plateia, com moderação da jornalista Nélia Silva. Das 14 às 17 horas, no auditório ITQB Nova, com entrada livre.

Participantes mesa redonda

  • Benvindo Maçãs (INIAV, melhoramento de plantas)
  • Margarida Oliveira (ITQB Nova, investigadora em Ciências de Plantas, Biotecnologia e Sustentabilidade)
  • Marta Ribeiro (ITQB Nova, transferência de tecnologia e conhecimento)
  • David Castro (Flocert, comércio justo)
  • Lino Dias (Bayer, agricultura em pequena escala)
  • Moderator – Nélia Silva (Comunicland)

O Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, Oeiras, é um instituto de investigação e formação avançada da Universidade Nova de Lisboa. Tem como missão fazer investigação científica e promover formação avançada em Ciências da Vida, Química e Tecnologias associadas, para benefício da saúde humana e do ambiente.

Agricultura e Mar Actual

 

 

 
       
   
 

Verifique também

Como cultivar lentilhas: tudo o que deve saber para começar

Partilhar              Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola Como …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.