A STP Airways, companhia aérea de bandeira de São Tomé e Príncipe inaugurou, no início de Agosto, mais uma ligação semanal com Portugal. Estão assim “facilitadas as exportações portuguesas para São Tomé e Príncipe”, diz a Aicep – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
A nova frequência será – à semelhança do que já acontece com outro voo da companhia santomense – operada pela empresa portuguesa EuroAtlantic Airways.
O novo voo da STP Airways-EuroAtlantic Airways, operados por aeronaves Boeing 767, vem reforçar o número de ligações aéreas entre Portugal e São Tomé e Príncipe de quatro para cinco voos directos semanais.
A importância desta nova frequência será notada não apenas na circulação de passageiros, mas também na trocas comerciais, – nomeadamente exportações portuguesas para São Tomé e Príncipe – visto que apesar da companhia aérea portuguesa TAP ter um papel essencial no transporte aéreo entre Portugal e São Tomé, o actual recurso a aeronaves de reduzida dimensão (A320), “tem provocado constrangimentos nas trocas comerciais entre os dois países”, adianta a Aicep.
“Desta forma, a abertura de uma nova frequência vem reforçar a já intensa ligação entre Portugal e São Tomé e Príncipe”, afirma a mesma fonte.
Agricultura e Mar Actual