A Startup Braga e a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) estão à procura de ideias de negócio. O programa de pré-aceleração acontecerá durante o evento Start Point.
Acontece nos dias 17 e 18 de Outubro e o palco escolhido é o campus de Gualtar da Universidade do Minho. O primeiro Startup Your Point, programa de pré-aceleração promovido pela Startup Braga e pelo LiftOff – Gabinete do Empreendedor da Associação Académica da Universidade do Minho está preparado para receber ideias de negócio e ajudá-las a crescer. As candidaturas já estão abertas, e vão até ao dia 6 de Outubro.
Start Your Point
O programa de pré-aceleração Start Your Point foi desenhado a pensar em empreendedores que tenham uma ideia de negócio vocacionada para áreas como a economia digital, tecnologias da saúde, nanotecnologia, economia circular e sustentabilidade.
Para Luís Rodrigues, da equipa da Startup Braga, esta iniciativa servirá para “tirar do papel alguns dos problemas que os estudantes tentam resolver ao longo do percurso académico, apoiando-os na definição e validação de seu modelo de negócio, e a chegar ao final deste programa com uma definição clara de quem são os seus potenciais clientes e das características básicas que os seus produtos devem ter”.
Já a responsável pela Start Point, Catarina Gonçalves, considera que a ligação entre a AAUM e a Startup Braga, neste tipo de iniciativas, é fundamental para “o desenvolvimento de uma cultura empreendedora nos jovens e também para o desenvolvimento de mecanismos de cooperação que tornem possível e promovam o desenvolvimento de ideias de negócio no ecossistema empreendedor da região”.
Dois dias intensivos de trabalho
Os projectos e equipas seleccionados terão dois dias intensivos de trabalho (17 e 18 de Outubro) para poderem amadurecer e testar as suas ideias, tendo as equipas a possibilidade de mostrarem os seus projectos no dia 22 de Outubro, no Start Point Summit. A fase de candidaturas está disponível até ao próximo 6 de Outubro.
A primeira edição do Startup Your Point contará ainda com a atribuição de prémios aos projectos que mais se evidenciarem, podendo os melhores receber prémios até 1.000 euros para constituição de empresas e 10 mil euros em serviços da Amazon Web Services. Será ainda dada a possibilidade dos projectos ficarem incubados na Startup Braga, onde contarão com mentoria especializada.
Recorde-se que esta iniciativa, inserida na estratégia de apoio ao empreendedorismo da Startup Braga, visa ajudar empreendedores que tenham uma ideia para validar e estruturar como modelo de negócio. O formato permitirá preparar as equipas para desenvolver um MVP (produto mínimo viável) e estruturar um plano de ação para angariação de investimento e/ou cliente.
Mais informações aqui.
Agricultura e Mar Actual