Início / Agricultura / Export Improving Minho: Viana do Castelo recebe investidores do Irão, Gana, Argélia e Marrocos

Export Improving Minho: Viana do Castelo recebe investidores do Irão, Gana, Argélia e Marrocos

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, recebeu ontem, 24 de Setembro, uma comitiva de investidores do Irão, Gana, Argélia e Marrocos que se encontra a visitar o Alto Minho no âmbito do projecto Export Improving Minho.

Recorde-se que o Regime de Incentivos da autarquia para 2019 inclui reduções e isenções de taxas para investidores de empreendimentos turísticos e acolhimento empresarial, actividades económicas relacionadas com as fileiras da agricultura e floresta de base regional e do mar, entre outros.

No encontro, o autarca teve a possibilidade de apresentar as potencialidades da região, enquadrando os incentivos criados pelo Município para atracção de empresas e de investidores, bem como as infra-estruturas existentes no concelho.

Internacionalização de Viana do Castelo

Este encontro enquadra-se na Estratégia Municipal de Internacionalização de Viana do Castelo que o Município está a promover. Recorde-se que o autarca vianense tem vindo a desenvolver uma política de diplomacia económica e enfatizado o trabalho das geminações de Viana do Castelo com diversas cidades de todo o Mundo, promovendo a visita de diversos embaixadores, empresários e governantes ao concelho.

Durante a visita, a comitiva internacional teve ainda oportunidade de reunir com empresários e de conhecer empresas vianenses de sucesso a nível nacional e internacional.

Regime de Incentivos

Recorde-se que o Município vianense decidiu, desde o início do Regime de Incentivos, criado em 2012, mais 35 propostas de isenção de IMT. Os investimentos previam a criação de 3.557 postos de trabalho, mas, efectivamente, foram concretizados já mais de 4.857 postos de trabalho, garantindo mais 1.300 empregos do que o estimado inicialmente.

O Regime de Incentivos para 2019 inclui reduções e isenções de taxas para investidores de empreendimentos turísticos e acolhimento empresarial, actividades económicas relacionadas com as fileiras da agricultura e floresta de base regional e do mar, regeneração urbana, entre outros, com especial enfoque no sector tecnológico, serviços partilhados e indústrias/actividades criativas.

De lembrar que o Regime de Incentivos aplica-se para empreendimentos turísticos e acolhimento empresarial com a isenção total de taxas de licenciamento em todas as operações urbanísticas; actividades económicas relacionadas com as fileiras da agricultura, floresta e produtos de base regional; regeneração urbana com a redução em 50% das taxas de urbanização e edificação e a isenção total das taxas de ocupação de domínio público; modernização de espaços comerciais e espaços de restauração e bebidas e pagamento em prestações das taxas de ocupação dos lotes do Parque Empresarial da Praia Norte.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.