O Grupo Sovena vai avançar com a instalação de painéis fotovoltaicos na sua unidade fabril situada no Barreiro, um investimento que representa “a aposta da empresa na descarbonização, contribuindo para que o sector caminhe em direcção aos compromissos globais da neutralidade carbónica”.
Com um consumo actual de 100% de energia verde nas suas operações em Portugal, a Sovena pretende, agora, dar um passo em frente com a produção de energia própria. A empresa explica em nota de imprensa que vai instalar cerca de 1.600 painéis fotovoltaicos para produção de energia eléctrica na fábrica do Barreiro, numa área aproximada de 6.000 m2 nas coberturas dos edifícios desta unidade industrial, e uma potência instalada de 864 kW.
Com uma produção prevista de 1,3 GWh/ano, este projecto, que deverá ficar concluído no segundo trimestre do ano, representa mais de 15% do consumo total da fábrica, permitindo reduzir 265 toneladas anuais de emissões de CO2.
A instalação dos painéis na unidade fabril do Barreiro “vem, assim, dar continuidade ao investimento da Sovena na transição energética”, acrescenta a mesma nota. A primeira experiência de colocação de painéis fotovoltaicos ocorreu nas suas instalações em Brenes, Espanha, estando já em funcionamento. A empresa tem em análise um projecto semelhante para a fábrica de Plasencia e para os dois lagares que possui naquele país.
Também nas suas herdades, do universo Nutrifarms, foram já instalados painéis solares em duas propriedades, estando prevista a instalação em mais cinco herdades até ao final deste ano.
Para Jorge de Melo, CEO da Sovena, trata-se de um posicionamento integrado que visa “reduzir a pegada ecológica da nossa actividade, através da eficiência na utilização de recursos naturais, da transição energética e da redução de emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), promovendo a circularidade dos nossos subprodutos e embalagens”.
Além de Portugal, a empresa tem ainda como objectivo ser 100% verde no consumo da sua energia em 2023, nas suas operações em Espanha, Estados Unidos da América e Brasil.
A Sovena, do Grupo Nutrinveste, é uma das empresas líderes mundiais no sector do azeite, com as marcas Oliveira da Serra e Andorinha, marcando presença no sector dos óleos vegetais, com a Fula, Vêgê e Frigi. A empresa detém operações directas em dez países – Portugal, Espanha, EUA, Brasil, Chile, Argentina, Marrocos, Itália, China e Angola – exportando para mais de 70 e empregando mais de 1.200 colaboradores em todo o Mundo.
Com uma facturação 1.1 mil milhões de euros em 2020, a componente internacional representa 75% do negócio. A nova assinatura – “Feeding Futures” – reflecte o posicionamento da empresa em “trabalhar para acelerar o futuro sustentável da alimentação global”.
Agricultura e Mar