Início / Agenda / Setúbal recebe 2.ª Conferência Portuguesa sobre Lixo Marinho

Setúbal recebe 2.ª Conferência Portuguesa sobre Lixo Marinho

O problema do lixo marinho, em particular os microplásticos, estará em reflexão, nos dias 19, 20 e 21 de Setembro, em Setúbal, na segunda edição de uma conferência nacional que junta especialistas na partilha de conhecimento sobre esta matéria.

A 2.ª Conferência Portuguesa sobre Lixo Marinho e Microplásticos, a decorrer ao longo de três dias na Casa da Baía, é organizada pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e a Câmara Municipal de Setúbal.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas aqui.

A 2.ª Conferência Portuguesa sobre Lixo Marinho e Microplásticos está integrada na Semana do Mar 2019, evento promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, a realizar entre os dias 19 e 29 de Setembro, com conferências, visitas a veleiros emblemáticos e diversas actividades náuticas.

A abertura oficial do encontro, agendada para as 9h30, conta com intervenções da presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, e de representantes da Associação Portuguesa do Lixo Marinho e do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

“Soluções Políticas e Sensibilização”

Segue-se, às 10 horas, o painel “Soluções Políticas e Sensibilização”, com uma sessão subordinada à temática “Directivas e legislação”, na qual são abordados temas como o lixo marinho em praias de Portugal, estratégias para o combate ao lixo marinho e a pesca por um mar sem lixo.

“Sensibilização: O Papel da Sociedade Civil” dá tema a nova sessão que foca a reflexão em questões relacionadas, entre outros, com os projectos Coastwatch e Educação para o Desenvolvimento Sustentável e a Cidadania Global”.

Na parte da tarde, a partir das 14 horas, a conferência continua com o painel “Economia e Sociedade: Aplicação de Soluções”. Na sessão, com o tema “Do design ao uso”, as intervenções focam temáticas relacionadas, entre outras, o ecodesign de produtos alternativos e estratégias para o plástico no sector do retalho alimentar.

Economia circular

Já na sessão “A vida do fim de vida”, reflexões sobre a reciclagem de plástico na economia circular, a reutilização para evitar os descartáveis e os ecopontos são alguns dos assuntos em destaque.

O encontro, que procura encontrar soluções positivas para os plásticos e para a redução do lixo marinho, inclui, no encerramento dos trabalhos do primeiro dia, uma degustação de petiscos com algas, do projecto Alga4Food, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

No dia seguinte, a 20 de Setembro, a conferência começa com o workshop de investigação “Microplásticos”, a decorrer das 9h00 às 13h00, igualmente na Casa da Baía.

Investigação e Desenvolvimento

Na parte da tarde, com início às 14h30, o encontro leva os participantes para a “Investigação e Desenvolvimento de Soluções Inovadoras”, com a apresentação de soluções que apontam alternativos ao uso do plástico, casos dos projetos YPack, SpraySafe e Spawnfoam.

A conferência reserva ainda a sessão “Soluções para Detecção e Prevenção”, com os intervenientes a partilharem conhecimento sobre os projetos Ocean Clean Sweep e de mapeamento de lixo marinho com recurso a drones low-cost.

Promoção do carapau

A sessão de encerramento, agendada para as 18h00, inclui representantes da Câmara Municipal de Setúbal, da Associação Portuguesa do Lixo Marinho e do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, a que se segue uma acção de promoção do carapau, pela Docapesca.

O evento propõe ainda uma acção de monitorização e limpeza na Praia de Albarquel, a realizar no dia 21, entre as 09h00 e as 13h00, no âmbito do Dia Nacional da Limpeza de Praias. A autarquia assegura o transporte desde a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

Os resultados da monitorização são, depois, adicionados à base de dados de lixo marinho na Europa, disponível na página de Internet do Marine Litter Watch, da Agência Europeia do Ambiente, acessível aqui.

A conferência é realizada com os apoios da Empresa Portuguesa das Águas Livres, da Sociedade Ponto Verde, da LIPOR – Serviço Inter-municipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto e da The Navigator Company.

 

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.