Caril de gambas, ostras e sapateiras, ameijôas à bulhão pato e feijoadas de marisco são alguns dos petiscos que estão à prova no festival Marisco no Largo, que deverá receber cerca de dez mil pessoas até 14 de Agosto.
O Largo José Afonso, em Setúbal, é, pelo quarto ano consecutivo, o palco escolhido pelas empresas Unicer e EV – Essência do Vinho, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, para a realização deste evento gastronómico que inclui sessões de cozinha ao vivo e apontamentos musicais, às sextas-feiras e sábados.
Mariscos servidos simples, como camarões, lagostas, sapateiras, navalhas, amêijoas, lambujinha, mexilhões e ostras, são alguns sabores do mar que constam nas ementas dos quatro espaços setubalenses que marcam presença no festival, inaugurado ontem ao final da tarde, e que até já está marcado na agenda de festas a decorrerem na cidade no próximo ano.
“As edições anteriores em Setúbal correram muito bem. É uma aposta que tem vindo a reforçar-se e queremos continuar, pois de ano para ano vai ganhando mais notoriedade”, avança o director de marketing de cervejas da Unicer, Bruno Albuquerque.
“De ano para ano temos vindo a melhorar o espaço, com a colocação de calçada no chão e de pontos de água e de luz. A Essência do Vinho está muito satisfeita e apaixonou-se por Setúbal, por isso veio ficar”, diz a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira.
Esperadas mais de 10.000 pessoas
Com as melhores condições do espaço e as noites quentes de Agosto que se avizinham na próxima semana, Bruno Albuquerque acredita que estão reunidas todas as condições para o Marisco no Largo “voltar a ser um sucesso e crescer como referência no Verão da cidade de Setúbal”.
A Unicer conta que a marisqueira ao ar livre instalada no Largo José Afonso receba mais de dez mil pessoas durante onze dias, para “conviverem e provarem a excelente gastronomia de Setúbal que é, claramente, uma cidade de referência no peixe e no marisco. É um tipo de gastronomia que se associa muito bem à cerveja, neste caso à Super Bock”.
As iguarias são confeccionadas pelos três restaurantes setubalenses Poço das Fontainhas, Martróia e Rius, a par da empresa produtora de ostras Neptuno.
À entrada do recinto a Neptuno convida a degustar ostras ao natural, servidas com sumo de limão, vendidas à unidade, por 1,5 euros, ou em pratos de cinco ostras a seis euros. Há ainda receitas mais inovadoras, como ostras com chutney, gratinadas, em tártaro e em sopa.
A meio do recinto, a Super Bock instalou dois pontos essenciais para os amantes da cerveja, que, além das tradicionais imperiais, com opção entre a Super Bock original e a Super Bock Stout, têm ainda à disposição a colecção de cervejas selecção Super Bock 1927, nomeadamente a Czech Golden Lager, a Munich Dunkel, a Bengal Amber IPA e a Bavaria Weiss.
O Marisco no Largo integra o roteiro dos Encontros de Gastronomia da Super Bock, iniciativa de âmbito nacional que este ano tem eventos em Setúbal, no mês de Agosto, e no Porto, em Outubro.
A decorrer no Largo José Afonso, durante onze dias, das 18h00 às 24h00, com capacidade para mais de cinco centenas de pessoas sentadas, o certame inclui sessões de cozinha ao vivo, sempre com início às 21h00, com especialistas que apresentam propostas gastronómicas criativas e inovadoras confeccionadas com marisco.
Agricultura e Mar Actual