O anúncio dos vencedores Concurso da Árvore Europeia do Ano 2021 vai ser feito na próxima quarta-feira, dia 17 de Março, a partir das 14 horas. Será que representante de Portugal, o Plátano do Rossio de Portalegre ganhou?
Para celebrar a beleza e exclusividade dos vencedores deste ano, pode assistir ao evento online aqui.
Um Concurso que em Portugal tem como organizadora a UNAC – União da Floresta Mediterrânica.
Plátano do Rossio de Portalegre
Plantado em 1838, o ex-libris de Portalegre ganhou o Concurso Árvore Portuguesa do ano 2021 com 2.401 votos, seguido da Oliveira de Mouchão, de Abrantes, que contou com 2.213 votos e da Schotia do Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa, com 1.883 votos.
O Plátano do Rossio é o maior plátano da Península Ibérica. De porte majestoso, guarda em si, nas suas longas e robustas pernadas, anos e anos de memórias colectivas e segredos infindáveis. Há muito que é lugar de encontros e reencontros, e ali nasceram clubes, associações e bandas filarmónicas.
Não dá para ficar indiferente ao carinho especial que os portalegrenses sentem por este monumento vivo. De impressionante resiliência, continua a pasmar admiradores, a ouvir desabafos de solitários e a inspirar artistas atendendo à sua singularidade estética, à sua importância botânica e comunitária.
Ao contrário do que aconteceu nas edições anteriores em que os portugueses premiaram exemplares arbóreos característicos dos sistemas produtivos agro-florestais – os montados e os soutos, pela primeira vez neste concurso nacional foi eleita uma árvore ornamental, exótica em Portugal e que foi provavelmente introduzida por gregos ou romanos que a utilizavam devido à sua sombra.
Agricultura e Mar Actual